" A Saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

AS FAMOSAS FITAS COLORIDAS







Apesar de inúmeras notícias sobre o Kinesio Taping, a maioria se volta aos inúmeros benefícios das fitas nos atletas de alto rendimento. Isso deixa uma impressão que essa técnica se adapta apenas para esse público.
Na verdade, kinesio taping se encaixa muito bem aos atletas, ficando muito famoso nessas olimpíadas de Londres, mas as fitas podem beneficiar, e muito, desde um paciente com torcicolo até um paciente que é atleta de final de semana.


Na prática clínica muitos pacientes não atletas também são submetidos a este recurso de reabilitação mesmo que pesquisas científicas ainda não consigam provar os benefícios, pois é difícil mensurar o nível de dor (que é diferente para cada pessoa) e se ocorre ou não um efeito placebo após a aplicação das bandagens. Ainda não se sabe também se os resultados obtidos por esta terapia são causados por efeito mecânico ou neuromuscular.


Apesar disso, quando usada corretamente, no contexto da patologia do paciente, presença de dor e da deficiência de movimento, surgem sim melhoras clínicas. Também é notória a confiança que o paciente tem e a segurança que demonstra ao praticar seu esporte ou em suas atividades diárias, uma grande conquista para o fisioterapeuta e para o paciente.


Então, porquê não utilizar deste método? A saúde e a qualidade de vida estão a todo momento sob inovações a fim da cura e da melhora nas atividades de vida diária.

Fonte: Fisioterapia.com