" A Saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pilates – Recomeço de vida para pacientes em recuperação do câncer de mama


O câncer de mama é uma doença crônica degenerativa, que atinge homens e mulheres por volta dos 35 anos de idade. É um mal que se desenvolve com rapidez, sendo um dos maiores responsáveis pelos índices de mortalidade feminina do Brasil.

Quando é diagnosticada a presença do câncer, o paciente sofre uma série de danos físicos. Devido à redução das atividades físicas e efeitos da cirurgia, muitos sobreviventes do câncer de mama relatam postura deteriorada, com arredondamento da parte superior das costas, ombros caídos e dificuldade na movimentação dos braços.
A submissão aos tratamentos invasivos costuma ter consequências psicológicas devastadoras, sobretudo para as mulheres. A perda da mama e dos cabelos, símbolos de sexualidade e feminilidade, costuma deixar as pacientes aflitas e inseguras com o próprio corpo.

O Pilates pode representar um recomeço de vida para estas mulheres.

Em qualquer fase da recuperação os exercícios do método proporcionam suave recomeço às atividades físicas. O Pilates é capaz de restabelecer a conexão entre mente e corpo, incentivando os movimentos conscientes de cada membro e enfatizando a sensação obtida. Assegurando-se de que o instrutor é capacitado profissionalmente e que tem conhecimento sobre recuperação cirúrgica, ele pode fazer um programa específico para o paciente que está passando por este processo.

Nos primeiros passos, ensina-se ao paciente como retomar a postura ereta. Em seguida, através do reforço de volta dos exercícios, são passados exercícios de fortalecimento, para que o indivíduo seja capaz de manter essa postura.

Após a cirurgia da mama, os movimentos de ombros e braços podem ser restringidos. Com a prática progressiva do Pilates, o paciente aumenta lentamente a amplitude de movimento, respeitando o seu limite e restaurando a confiança em si mesmo.

Mary-Anne Crampton, uma sobrevivente do câncer de mama, conta que o Pilates deu-lhe força e confiança para seguir em frente. Ela duvidava seriamente que teria coragem de pisar numa academia pra fazer os exercícios que a ajudariam na recuperação dos movimentos. No meio do processo de tratamento de quimioterapia, resolveu aderir aos exercícios de Pilates.

O clima proposto durante as aulas a agradou. Os instrutores de Pilates são muito atenciosos devido ao número restrito de alunos: “Antes de tudo, eles me ensinaram a respirar de maneira correta. Eu não conseguia dormir muito bem durante a noite, e o Pilates me ajudou a lidar com a minha ansiedade e fez com que eu me sentisse melhor comigo mesma.”

Graças aos exercícios, Mary-Anne relatou que o movimento de seu braço afetado pela cirurgia era quase melhor que o outro. “O Pilates é uma excelente ferramenta de diagnóstico. Cada semana eles (os instrutores) me perguntavam ‘E aí, o que está doendo hoje?’ em seguida eles conversavam sobre o que poderia ser feito e me davam algum exercício para que eu trabalhasse nisso.”

Sem sombra de dúvidas o Pilates tem um efeito protetor na saúde feminina. A prática frequente dos exercícios favorece no desenvolvimento de uma vida saudável, um organismo fortalecido e com um risco menor de desenvolver doenças.

Fontes: http://www.stuff.co.nz, http://www.abreastandtherest.ca

2 comentários:

  1. Boa Noite Espaço;
    eu parabenizo por tais informações prestadas neste site, pois eu operei minha mama e hoje penso em fazer pilates para reabilitação precoce.
    Vocês têm profissionais conhecedores desta técnica? Pelo que vejo no site são todos fisioterapeutas, isso me cativa bastante porque tenho na fisioterapia minha excelência na recuperação.
    Posso conhecer o studio que dia?
    Obrigada
    Carolina Roithernroulf

    ResponderExcluir
  2. Olá Carolina !

    O Espaço Zen possui profissionais altamente gabaritados para lhe proporcionar qualidade de vida, fique à vontade para fazer uma visita.

    Desde já desejamos um Feliz Natal!

    Bjos.

    ResponderExcluir