" A Saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos."

domingo, 10 de janeiro de 2010

Pilates e o treinamento de corrida


Quando é realizado o treinamento, o corredor no final, percebe os limites sinalizados pelo seu corpo. Busca-se formas de melhorar o seu desempenho e execução. Investe-se em leves sapatos com as mais recentes tecnologias, planos nutricionais ou passa-se mais tempo no treinamento, mas nem sempre a melhora é satisfatória. Os principais obstáculos para um desenvolvimento são: a capacidade respiratória insuficiente, falta de equilíbrio, fadiga muscular, dores nas articulações e até mesmo na região lombar. Integração do Pilates com a corrida pode gerar um ganho extra. O método desenvolvido pelo alemão Joseph Humbertos Pilates tem como objetivo fundamental reestabelecer o equilíbrio e a harmonia postural, aumentar a capacidade respiratória e o fortalecimento de toda a musculatura, principalmente a abdominal. O Pilates requer uma concentração muito grande, o que de certa forma acaba contribuindo para uma maior conscientização do sistema locomotor.

Numa corrida existem muitas vantagens para o praticante de Pilates. São elas:

1. Aumentar o controle da musculatura abdominal que ajuda na sustentação de todo sistema muscular. A “casa de força”, assim como Pilates dizia, a região do abdômen funciona como um eixo de sustentação e fornece as condições favoráveis para uma melhor movimentação de todo o corpo.
2. Diminuição do impacto sobre as articulações devido ao aumento do tônus muscular gerados pelo treinamento com Pilates que realiza um trabalho de forma mais lenta.
3. Aumento da flexibilidade com a realização de exercícios específicos sob a orientação do professor respeitando as necessidades individuais de cada pessoa.
4. Respiração e a cadencia dos movimentos totalmente integradas. Estas são marcas inseparáveis do método.
5. No equilíbrio, pode-se dar o exemplo do trabalho com bolas suíças, onde se exige concentração e respiração disciplinada, juntamente com a capacidade de equilibrar para a realização correta dos exercícios.
6. Sem envolver no corredor uma conscientização que permite a correta posição de sua cabeça, pescoço, coluna vertebral e pelve a cada passada.
7. Com este programa de exercícios de solo e/ou aparelhos, focados no acionamento de contrações desnecessárias no pescoço, ombros, e demais regiões que não são necessárias na realização de determinados exercícios.

Um dos principais aspectos que distingue um grande corredor de um corredor médio é a boa postura. No Pilates executam-se exercícios de fortalecimento abdominal que visam desenvolver fortalecimento muscular e controle respiratório. Os corredores passam a ter vantagens significativas para alcançar um desempenho ainda mais poderoso e condizente com as expectativas.

fonte: http://www.copacabanarunners.net/pilates-corrida.html

2 comentários:

  1. Bastante interessante esta reportagem, com certeza é um diferencial !
    Abs

    ResponderExcluir
  2. muito boa reportagem!!!

    muito interessante!!!

    gostei

    ResponderExcluir