C – presença de pontos dolorosos na região muscular tensa ou desencadeamento de dor na região reflexa quando esses pontos são pressionados ( a dor reflexa pode ser imediata ou pode demorar pouco tempo a aparecer);
D – alterações da capacidade de movimento;
E – alívio da dor após provocar extensão do músculo afectado.
B – presença de zonas musculares tensas na palpação;
Existem 3 tipos de pontos gatilho. Esta forma de classificação ajuda-nos a perceber a relação entre os pontos gatilho e entre os sintomas que desencadeiam. Os 3 tipos de pontos gatilho são:
- pontos gatilho ativos;
- pontos gatilho latentes;
- pontos gatilho satélite.
Os pontos gatilho ativos são uma fonte continua de dor. Os pontos gatilho latentes desencadeiam dor quando sujeitos a pressão. Finalmente os pontos gatilho satélite que surgem na zona de dor referida de outros pontos gatilho.
Para desativar esse ponto gatilho, antes de mais nada é preciso localizar os pontos através da palpação. Então pressioná-los por mais ou menos dez segundos. Isto vai desativá-los. Pode ser bem doloroso, devendo por isso ser feito com calma e sensibilidade. Depois, deve-se alongar os músculos onde eles estavam instalados para devolver a eles sua extensão normal de alongamento.
Técnicas de mobilização e até o próprio pilates podem ser utilizados para essa desativação.
